Dubai anuncia nova política industrial de USD 5 bilhões

A nova Estratégia Industrial do Dubai prevê um crescimento de USD 5 bilhões do setor industrial  em 2030.

O Dubai revelou uma nova estratégia industrial projetada para transformar o Emirado numa plataforma global para negócios sustentáveis, estratégia essa, focada na inovação baseada no conhecimento que ajudará a gerar USD 5 bilhões de receitas em 2030.

O novo modelo de política industrial elaborou 75 iniciativas, com o objetivo de integrar, e complementar, os seus sectores económicos optimizando a capacidade industrial já existente, e a criar, para complementar o PIB e outras fontes de receitas para a economia nos próximos anos.

A Estratégia Industrial do Dubai prevê um crescimento do setor industrial em cerca de de USD 5 bilhões até 2030, a criação de 27.000 postos de trabalho e um aumento das exportações em USD 4,5 bilhões. Enquanto isso, o investimento em pesquisa e desenvolvimento terá uma verba suplementar de USD 190  milhões em 2030.

Esta Estratégia Industrial visa alavancar as avançadas infra-estruturas do Dubai permitindo um ambiente adequado para transformar os UAE numa plataforma global para indústrias inovadoras, e um destino de eleição, para as empresas internacionais que procurem um ambiente integrado e favorável para o crescimento sustentável.

O desenvolvimento da Estratégia Industrial Dubai foi conduzido pela Jebel Ali Free Zone Authority (Jafza), pelo Parque Industrial do Dubai e pela recém-criada Cidade Grossista do Dubai, com o apoio do Conselho Executivo do Dubai. Vários especialistas da indústria de mais de 25 entidades governamentais e do setor privado também foram envolvidos na fase de desenvolvimento.

A estratégia visa desenvolver e implementar políticas industriais de longo prazo para aumentar a competitividade e sustentabilidade do sector industrial do Dubai bem como de todas as suas zonas francas. Visa identificar sectores industriais alvo e concentrar-se no fortalecimento da integração industrial - conectando o sector alvo (indústria) com instituições de ensino e pesquisa, para estimular a inovação e criatividade, com vista ao desenvolvimento das tão desejadas indústrias estratégicas.

Objetivos principais

Esta nova estratégia baseia-se em cinco objectivos fundamentais que servirão como base para o futuro industrial do Dubai. A estratégia visa aumentar a produção total e adição de valor ao sector manufatureiro, aumentar a profundidade do conhecimento e da inovação gerados, por forma a fazer do Dubai uma plataforma industrial de eleição para empresas globais, que queiram produzir em ambientes mais eficientes, vislumbrando um futuro Dubai centrado no mercado global de produtos islâmicos.

A Estratégia Industrial do Dubai identificou ainda seis sub-setores prioritários: aeroespacial, marítimo, Alumínio e Metais transformados, produtos farmacêuticos e equipamento médico, alimentação e bebidas, máquinas e equipamentos. Estes sub-setores foram escolhidos com base na sua importância para a Estratégia Industrial do Dubai e do Plano Dubai 2021, bem como pelas suas perspectivas de crescimento futuro, o potencial de exportação a médio prazo e pelo impacto económico de longo prazo.

Iniciativas estratégicas

O lançamento da Cidade Grossista do Dubai, o maior centro de comércio grossista, que se estende por mais de 51 milhões de metros quadrados, a um custo de USD 8 bilhões, criará novos, e dinâmicos sectores, reformatando os sectores existentes a uma escala global.

O “Dubai Industrial Park” irá desempenhar um papel fundamental na transição para uma economia pós-petróleo, como um dos principais destinos para a indústria, e logística, - albergando mais de 700 empresas locais, regionais e globais. O parque industrial também dispõe de uma zona de produção orientada para a prática halal que irá ajudar a cumprir os objectivos desta estratégia no que aos produtos islâmicos, e não só, diz respeito.

Na próxima fase da implementação da estratégia, o “Dubai Industrial Park” irá colaborar com todos os parceiros na realização de iniciativas, e planos de ação, para atingir estes objetivos estratégicos, principalmente uma extensa e integrada campanha de marketing mundial.

 

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